Alexandre Magno : lote2

práticatreinamentoequilíbrio
Arcoíris
Arcoíris II
Partitura de Corridas
MIC com Leandro Berton
hOMENS com Thaís Taverna

Em Lambe-lambe pretende-se atentar ao tempo presente, ao “imediato”, retratado em manifestações coletivas que ainda estão em processo de formatação, ou seja, que não se solidificaram como estruturas fechadas, onde não se classificam como métodos ou técnicas. Para tanto, o artista recorre às Cegadas , estilo teatral que faz parte da configuração do Fado, porém, o conteúdo que se pretende extrair não está na estrutura formal, mas sim num traço constante da pesquisa, sinalizado nas farras e nas festas populares, no deboche e na espontaneidade. Juntamente aos contos-poemas das Cegadas, carregados de observações do cotidiano e amadorismo, tenta-se criar uma permeabilidade com outra forma de representação, esta bastante atual, que reúne semelhanças aos primórdios das Cegadas nas qualidades pelas quais o projeto Lambe-lambe pretende se debruçar, ou seja, na fruição, no gozo, no espontâneo; esta manifestação é o Kuduro, estilo de dança “nascente”, que irrompe do cenário das ruas. O Kuduro se destaca como cultura das massas, tem sido disseminado rapidamente pela internet e a apropriação de suas influências tomam corpo em lugares onde refletem afinidades. A exemplo disso, Angola, Portugal e, recentemente, o Brasil representam o eixo por onde a dança tem se desenvolvido, evidenciando o “lastro” das respectivas culturas. Lambe-lambe propõe observar as sobreposições dessas histórias, suprimindo o tempo e as distâncias, e reconduzir, na ficção, os fragmentos que se coincidem dessas raízes e misturas, as quais integram as cidades e as massas.

A realização do trabalho coreográfico significa uma oportunidade de elaboração detalhada do processo de criação; exige o manejo de distintas metodologias e, portanto, maior aproximação com os princípios teóricos da arte, expõe ao debate constante, organiza, provoca e estimula o pensamento. O resultado que se estima ao final dessa montagem cênica é um levantamento de dados contidos em anotações de um diário de campo, registros fotográficos e de vídeos, que demonstrem a evolução nas vivências e experimentos aplicados. O material acumulado representará um “diário de bordo de um ator-poeta-escritor”, explicitando, dessa maneira, uma abordagem multidisciplinar que prevê ensaios performáticos baseados nos movimentos que implicam, não só a dança, mas um apanhado humanístico, social, político, comportamental, lírico."

1 CEGADAS: Estilo teatral que mescla o FADO com textos poéticos populares.
“ Espectáculos de rua, cantadas em tom maior, em FADO Corrido. As Cegadas não eram mais que uma crítica, cantada em verso, dos costumes e desavenças da época. Existiram vários tipos de "Cegadas". Não havendo uma data rigorosa para o seu aparecimento eu arrisco a data de 1880 para o aparecimento dos primeiros espectáculos de rua.” (www.jose-lucio.com/ pagina2FadoCegadas.htm)

O Projeto Lambe_Lambe concorreu ao Edital ProAC nº 04/2012 - PRODUÇÃO DE ESPETÁCULO INÉDITO E TEMPORADA DE DANÇA, não foi contemplado, porém, era forte o desejo de seguir os estudos e a criação, dar continuidade, a um processo já em curso, não abandona ló de forma abrupta, de tal forma que, o Lote#2 foi uma plataforma, espaço de produção múlti criativo, impulsionador no desenvolvimento, do meu fazer artístico.
A residência artística Lote#2, configurou se como um campo fértil de reflexão, aprimoramento, encontros, experimentos, práticas, estudos, criação, desenvolvimento artístico e humano.
A curiosidade, permeou a intuição e por sua vez a intuição as minhas escolhas, vivência altamente estimulante e eletrizante.
Possibilitaram praticar, treinar, equilibrar, em torno de conceitos do Projeto Lambe_Lambe, utilizei o tempo criativamente, especulei e sugeri 3 experimentos:
arco íris, arco íris 2 e partitura de corridas.
Projeto Arco Iris Lote#2
Sou grato a todos,
Que cruzaram a minha residência, os meus experimentos e praticas, que contribuíram para a reflexão, pratica e desenvolvimento das minhas alquimias performáticas ou arco íris.

http://www.dois.lote24hs.net/files/gimgs/160_foto-2-test-arco-iris.jpg
http://www.dois.lote24hs.net/files/gimgs/160_gambiarra.png